sexta-feira, março 18, 2005

Semeio

Dez mil monstros fantasmagóricos
invadem agora a me assustar,
em forma de demônios alados,
nunca antes vistos por esta vista maldita.

Mas,
de repente...
Espera:
Deixam-se ver e capturar
a uma segunda vista! Deixam-se domar
por mãos experientes. Ah...

Então são todos velhos inimigos dormentes,
que ao acordarem tornaram-se amigos
benvindos,
braços e portas abertas,
e sobretudo olhos.

Consciência plena de uma sabedoria incomum,
surpreendente e bela.
Luz.

Sei que a guerra se dá por amor,
e por amor ela se dará,
nem vencida nem fracassada,
apenas semente;
sêmen de monstros e fantasmas,
tamanha a paixão humana desse momento.
Poder.

Convergências de uma vida,
todos no mesmo instante,
como se o verbo pudesse mesmo criar e destruir.
Criação.

Fraco e humano, repleto de súplicas,
a força, então, me toma de assalto,
e em me fazendo forte não me canso,
pois no teu peito jaz meu porto,
seguro ou não, mas perto,
e o alcançar serenidade em paz,
significa peito contra peito.
Gente.
Solto, para rodopios e saltos mortais,
digo sim a vida de inevitável viver,
e à claridade que me invade agora,
com delicadeza,
pedindo licença,
ao mesmo tempo que me rasga de paixão.

A verdade:
Não posso viver sem respirar
sem fazer-me em simulacro.
E a isso já disse que não.

Entre o vento e a chuva,
escolho o mar,
em suas ondas me acolhendo e expulsando,
como é de sua natureza,
e assim fazendo com que eu siga a minha,
inevitavelmente.

Sorridente.

E quando os metais ensurdecerem,
o fogo arder a queimar minha carne,
não sei como sei,
mas sei,
estarei salvando do afogamento,
um ser que grato,
me dará as boas vindas,
em sua casa nova, velha conhecida,
terna e revolvida,
paredes recém pintadas,
prontas para amar,
e também para novos e desconhecidos monstros.

Eles que venham.

Enquanto isso amo. no meio da guerra, no meio dos monstros, no meio da rua, no meio da praia, assim no meio de tudo, sendo eu por inteiro, sem meio.

Semeio.
Amo. Sem filtros pela janela dos meus olhos.


Paulo Baroukh 1997
pbaroukh@gmail.com